“A REVOLTA DOS RATOS”
A muito e muito tempo, existia uma casa, bela casa, onde um ferrenho e justo gato mantinha o equilíbrio natural e a ordem social das coisas, impedindo a proliferação dos ratos que habitavam a casa e cercanias, e assim seguia o curso natural das coisas.
Os ratos, repugnantes criaturas ficavam sempre a espreita para dar o bote, num concluiu incansável para afastar o gato desta casa, bela casa. Um dia arquitetaram num plin-
Plin de olhos um plano para a ruptura da ordem das coisas, depois de muitas reuniões maquiavélicas, recheadas de traições e mentiras, pois para esta patuléia os fins justificam os meios, convocam então uma assembléia “entre aspas”, democrática para decidirem o afastamento ou não de seu opositor social, e assim numa tarde cinzenta de Abril as ratazanas conseguem seu hediondo intento de tirar o gato da casa, bela casa.
Depois de todos os atos jurídicos necessários, colocam em seu lugar um rato de esgoto para ser o guardião da casa, ex bela casa, auxiliado por uma corja de ratos da mesma laia, travestidos de salvadores da pátria.
O que será que aconteceu com esta casa, ex bela casa? Será que o equilíbrio natural e a ordem social das coisas foram mantidas?
*J.L.BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário