segunda-feira, 7 de maio de 2018

A REVOLUÇÃO DOS INSETOS ×

A REVOLUÇAO DOS INSETOS

                  Depois de séculos de jugo e escravidão, os insetos apos uma longa revolução contra os seres mais evoluídos; resolveram formar uma nação na floresta aos moldes da de seu antigo opressor, este foi o começo de uma nova era na floresta.

                  E assim naqueles tempos atrás foi convocada uma assembléia extraordinária organizada pelas formigas, abelhas, amebas, etc.

                  Todos os insetos foram convocados para darem o sim as propostas impostas pelos três poderes da nação recém formada, este dia ficou conhecido como o dia do sim, primeiro feriado nacional.

                  A abertura da reunião foi presidida pelo poder judiciário já previamente nomeado pelos três poderes, sendo que a autoridade máxima foi designada o excelentíssimo desembargador Senhor Zangão.

                  O Sr. Grilo, relator desta extraordinária assembléia anuncia as nomeações já esperadas e feitas pela gloriosa cúpula dos três poderes já constituídas do voto indireto; e assim a instituição ganhou corpo e forma, e graças as maquiavélicas articulações, sem oposição, é claro.

                  Para o cargo tão sonhado da presidência foi escolhido o general carrapato; tendo como vice o coronel sangue suga.

                  Seus ministros nomeados a ponta de dedo foram os honoráveis bichos de pés, e os piolhos senadores.

                  

                  Senhor bicho da seda foi escolhido para ser o alfaiate do palácio.

                  Aplausos, abraços e ovações, e para a câmara dos deputados, larvas, cupins, e os pulgões.

                  Chega a vez do governador, qual dos mais credenciados é escolhido? Ora, é claro, quem mais poderia , o vira bostas é o felizardo, seus secretários por excelência só poderiam ser os velhos barbeiros, os muquiranas e as solitárias, enfim um bom secretariado para assessorar sua excelência.

                  E os deputados na assembléia legislativa do novo estado? As lombrigas e os cupins, também as traças e a mosca azul, que se torna presidente desta honrosa casa; os mosquitos, pulgas e chupões formam o secretariado.

                  Na eleição tão indireta quem foi o tal prefeito? Nada mais justo que o percevejo, tendo como vice o gafanhoto, para secretários foram as muriçocas e as mutucas, também a ferrugem e os bicho do pau .

                  Para vereadores, coisa bem feita, valeu a pena as articulações, vermes fecais, bichos escrotos, as velhas larvas e as minhocas; assim foi compostos o bom governo, sólido e certo nas suas bases, e os picaretas lá no planalto bem grudado nas suas tetas.

                  Depois dos cargos preenchidos houve uma grande festa lá na floresta, a democracia inerte e fria ficou com a marca da opressão, e pobre povo, pobre povo, para eles apenas mais um detalhe.

                                                                        *J.L.BORGES

                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário