sexta-feira, 27 de outubro de 2017

MEMÓRIAS

MEMÒRIAS

Meia noite, um som fanhoso na calçada,
Parece que é pra mim, mas é a lua a preferida;
E eu a perguntar por tudo ou nada,
Pareço um perdedor nesta avenida.

A lua se perdeu em vã memória,
E fica lá pendurada, me pedindo;
Um pouco do que era a sua gloria,
Pois perdeu tudo que era grande e lindo.

Nas luzes das lâmpadas morrem os sonhos,
E o vento começa a laminar seco em meu peito;
Tudo passou, e eu tristonho,
Deixei o meu ego insatisfeito.

Lembranças que completam minha vida,
Perdida sob a luz da lua triste;
Vida que era grande e tão querida,
Mas que agora sem você já não resiste.

Eu passo a sonhar com os velhos dias,
Quando tudo era sereno e tinha aquela;
Que preenchia as minhas noites de alegria,
Que fazia eu achar a vida bela.

Eu relembro aquele tempo,
Quando sabia o que era a felicidade;
Não era como agora, pois o lamento,
Não enchia os meus dias de saudade.

Agora cada lâmpada se apaga,
E eu procuro não lembrar mais deste amor;
Que me deu o Maximo, mas me deixou sem nada,
Quando partiu, pois levou até seu calor.

A extinção fica martelando, fica ecoando,
Parece os passos de alguém na rua fria;
E o som fanhoso continua frágil, cantando,
Para a lua nesta noite tão vazia.

A manhã eu sei que logo chegará,
E antes que o sol chegue eu preciso acordar;
Para poder pensar na nova vida que entrará,
Na minha alma que ainda teima em naufragar.

Eu não devo desistir da felicidade,
Quando a madrugada vier, eu já quero ser feliz;
Quero dar adeus, e matar esta ansiedade,
Quero ser meu réu, e também ser o meu juiz.

E o nova dia vai começar límpido e puro,
Sem esta neblina que me atormenta e me atrapalha;
Cansei de ficar triste e inseguro,
Cansei de te amar e receber migalhas.

Um cheiro pesado fica parado na madrugada,
Pairando como alguém que quer ficar;
Estagnado em meu caminho, na minha estrada,
Para sufocar a minha voz, o meu olhar.

Toque-me: será tão fácil amar,
Ou me deixar sozinho com as lembranças;
Lembranças que não excitam em penetrar,
Na minha vida, e sufocar minha esperança.

Toque-me: pois é lindo o paraíso,
Se você me tocar compreenderá;
Saberá como nasce um sorriso,
Como vive, e como então se apagará.

Um longo dia vai começar bem de mansinho,
Longe da noite, longe da lua, longe do frio;
Começara comigo, com você e seus carinhos,
Terminara comigo, sem você e tão sombrio.

Não sei de fato se te amo, se te quero,
Se não me amas então recuso esta vitória;
E assim meu bem, eu irei embora e só espero,
Te apagar completamente da memória.

 *J.L.BORGES
Porto Alegre.1983














Nenhum comentário:

Postar um comentário