segunda-feira, 25 de setembro de 2017

POEMA AO RIO DE JANEIRO

POEMA AO RIO DE JANEIRO

Hoje é tudo alegria,
Hoje estou inspirado;
E agora neste dia,
Quero te homenagear,
Rio encantado.

É um leve poema;
Um pouco rústico,
talvez pueril,
Um singelo tema,
Mas que vale a pena
Retratar-te Rio.

É um poema sincero,
Simples e verdadeiro;
Te homenagear eu quero,
Adorado Rio de janeiro.

Conheço pouco de ti,
Rio do sol, Rio do mar;
Por enquanto estou aqui,
Contigo quero sonhar.

O cristo redentor,
Ereto, mirando o mar
Na baia do Botafogo com ardor,
Sempre murmurando o ar.

O Leblon, Copacabana, que beleza!
O maracanã e seu fla-flu;
Na Tijuca a natureza,
A beleza do Bangu.

O mar morre na areia,
E lá também nasce;
Lá quero que a lua cheia,
Um dia banhe minha face.

Por enquanto minha mente divisa,
Este sonho que um dia irá se realizar;
E enquanto não se realiza,
Contigo Rio de janeiro quero sonhar.

 *J.L.BORGES
Camaquã.1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário