segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ESCRAVO

ESCRAVO


Explore-me,

Melhor ser explorado,

Sem futuro e sem razão,

Do que morto pela fome;

Não tire de mim a refeição. 


Sou corpo frágil e desnutrido,

Sem futuro e solução; 

E tu homem bem nutrido,

Desnutrido em tua compaixão.


Explore-me,

Melhor ser explorado a luz do dia,

Ou na flor da  calada escuridão;

Do que vagar por ai,

Sem eira e nem beira, e sem pão. 


Estou assim por causa da fome,

Apático e submisso a teu jugo, julgas-me tu um vagabundo qualquer,

Mal sabes que estou assim,

Devido a tua exploração.


Explore-me, 

Mas não tire meu escasso arroz e feijão;

Não me tornes um homem qualquer;

Sou teu espólio, jamais um ladrão.


Talves eu até seja um quadro falso,

Pintado nessa tela de ilusão,  


*Jorge Luis Borges

 Brasil 2021/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário