sexta-feira, 29 de junho de 2018

CARTA DE ADEUS A UM AMOR IMPOSSIVEL

  

                   CARTA DE ADEUS A UM AMOR IMPOSSÍVEL

Recebi a tua ausência e passo a respondê-la, tinha que ser assim, em breve será o fim.

Nada me expliques, pois tudo compreendo,

Não te acuso e nem te defendo,

Devias usar a franqueza em vez do afastamento...

Temias me causar tristeza?

Mas assim é a vida, um pouco de felicidade, e muito aborrecimento.

Foi tão curta a nossa historia que nem chegou a ser pequena;

Terminar assim, tão breve; foi uma pena!

Não acredito que tudo tenha se acabado.

Talvez uma aventura banal,

Tu veio, e resolveu dar um fim, sem termos chegado ao meio,

Esquecestes os beijos que te dei, e o muito que ainda tenho a te dar?

Esquecestes aquelas noites de chuva e frio que pareciam infindas?

E aquelas gotas de neblina que batiam no zinco?

Que era prelúdio para os amantes e que nenhuma orquestra afina?

Em minha carteira ainda guardo o teu retrato,

Leio a dedicatória e recordo a noite em que tu o destes,

Foi o inicio da nossa historia;

Lembro o teu corpo e o meu, desnudos, fervendo de calor,

E não era pecado, pois,

Para dois que se amam, pecado é não pecar por amor.

Lembro o teu perfume, e o meu ciúme, tu me deixava quase louco.

Lembro também...Perdão amor vou interromper...

Pois preciso chorar um pouco,

Como era bom ser teu, como eu tinha inveja de mim!

Chegastes num jardim um pouco florido...

...De minha vida, plantastes um roseiral de...

...Folhas verdes de esperança e felicidade,

E fostes embora deixando-me a regar...

Com minhas lagrimas as folhas mortas...

...De um canteiro inteiro de saudade.

É madrugada...A! lá fora está tudo tão triste e vazio,

Uma neblina tão fina, até parece que nada existe a minha volta,

As horas se arrastam com saudade das hora em que estávamos juntos.

Fumo mais um cigarro, e no meu desespero,

A ele me agarro, como se ele fosse um complemento de ti,

O sono não vem...O amanhã custa a chegar...

Por quê tu partiu, por quê?

Chorei meus olhos todinhos com saudade de você.

Olho na vidraça, a neblina que não passa,

Aquela neblina fina que a tudo molha, até minha alma com pena de mim.

Aquela lâmpada lá da esquina suspira bruxuleante,

E meu quarto está triste também;

De mi mim, da vida;ando farto de tudo, menos de ti estou farto.

Há um silencio pesado no ar, ouço apenas o tic-tac,

Moroso do relógio em ansiedade que é como o tic-tac do meu coração.

Da minha saudade, há tempos não sei rezar,

Não sei mais uma oração, mas sempre antes de deitar,

Eu penso em ti, meu bem e meus lábios murmuram,

Por ti, por ti, por nosso amor, Amem!

Sabes eu tenho chorado muito,

Não, não rias quando choro, pois quando choro ainda penso em ti,

Ainda me lembro, parece que foi ontem.

Eu tomava teu corpo juntinho do meu e dizia:

Sou teu, todo teu, para sempre teu...Somente teu.

Mas tudo esquecestes tão depressa, até aquela promessa,

E tudo que te disse não ouvistes, quê tristeza!

Eu sabia que para o nosso amor não haveria um amanhã,

Mas eu não queria que terminasse num rápido hoje.

O que para ti foi um passatempo, para mim é recordação.

Tu brincou com a felicidade, com a esperança e com meu coração,

Não percebes que isto foi maldade?mas tu não tens culpa, e nem eu.

Mas sim o triste destino que deus nos deu.

A minha vida era uma tecla sem som, e tu veio para meu lado,

Tu foi como o dia do ano bom, nesta minha vida sem feriado;

Eu sei que ainda vou sofrer muito, mas não quero morrer, pois já morri tanto,

Se eu passar por ti e não te olhar, não penses que será indiferença,

Pois será o medo de eu não suportar meus ais, e me atirar em teus braços dizendo:

Eu te amo amor, muito mais, muito mais.

Eu agora vou terminar, pois a madrugada findou,

Preciso descançar pois sei que para nos tudo acabou.

Mas eu também sei porque por mim tu nada sentes,

Tenho o corpo exausto e o coração cansado,

E minhas mãos estão frias, mas antes de terminar,

Quero agradecer as horas felizes que destes para os dias meus,

E que seja esta carta de adeus a portadora da minha saudade,

Da minha dor e de meu coração que tanto te quis,

Com enorme, imenso, inigualável e impossível amor,

Boa noite minha querida, minha vida, adeus:

O céu escureceu, as estrelas se apagaram, a madrugada finda,

Mas eu sou todo teu por toda a eternidade;

Mais uma vez: Boa noite amor.

   *J.L.BORGES










Nenhum comentário:

Postar um comentário