quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O CAUSO DO BILHETE PREMIADO

       

          O CAUSO DO BILHETE PREMIADO


          O sujeito era de uma ignorância de tirar o chapéu e uma prepotência de dar dó, sempre falando a sua mulher que quando tirasse a sorte grande , a primeira coisa que iria fazer era tocar fogo na porcaria de casa.

          Era sempre aquela ladainha que até dava nojo, a pobre coitada já não aguentava mais aquele lengalenga do dito cujo, aquela mesmice, e seus moleques também não aquentavam, sempre o mesmo disque-disque, até que certo dia o sujeito vai a venda da vila e constata que seu bilhete estava premiado, imediatamente manda um guri dar o recado a sua patroa, era para ela pegar o bilhete que estava no bolso de um surrado casaco, guardado no velho roupeiro do quarto, e lhe esperar na entrada da propriedade.

          O vivente compra um galão de querosene e se toca faceirito da silva a velha casa, ao longe vê sua mulher em frente ao portão da propriedade, estava o aguardando com o bilhete, pensa ele. Lá chegando não a encontra mais, ela e a gurisada foram aos fundos do terreno dar boia aos porcos, ele Para não perder a viagem, espalha o combustível inflamável por toda a casa e tasca fogo na mesma.

          A mulher vendo as chamas se alastrarem chega correndo com seus guris, e ele saltitando de alegria fala a sua mulher:

          -Viu mulher, oque te falei por tanto tempo, se eu ganhasse na loteria a primeira coisa que ia fazer era tocar fogo nesta porcaria, promessa e promessa, me dá o bilhete, vou já para a cidade pegar o meu dinheiro...

          A mulher atônita fala ao marido que o bilhete tinha ficado dentro da casa, ela não o havia encontrado...


          *JORGE LUIS BORGES

           BRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário