segunda-feira, 1 de junho de 2020

CÁGADO OU COELHO

     GUAIBA, MAIO 2020


      CÁGADO OU COELHO?

      Eis a questão.


     O brasileiro é um estranho ser, adiantado para qualquer tipo de festerê e atrasado para bater seu ponto, falar em férias e feriado, assunto maravilhoso, falar de hora extra e cerão, chega a dar dor de estômago, brasileiro é assim, foge da lógica e da razão, e incrível mas e verdade.

     Em se tratando de projetar certas obras, elas saem facil do papel, e as comissões pagas nem se fala, mais rápido ainda; mas para executar estes projetos, ai que a porca torce o rabo,acreditem, as obras copa do mundo de 2014 na sua grande maioria  ainda esta em faze de conclusão, e olha que já tivemos a copa da Rússia, e se bobear e o Covid 19 deixar vai passar até pela próxima copa do mundo, vocês duvidam?

     A morte sabedora da lentidão dos brasileiros; em conversa com a vida, coisa rara de se ver, resolve fazer uma experiência, diz que irá mudar a forma do brasileiro viver,aliás de morrer,  mais rápido se possivel, e se toca de mala e cuia a dita boa terra.

     Chegando lá já tasca uma praga nos imprevisíveis brasileiro, a fome; passando um mês retorna, acreditando morte precoce de muitos, mas para a surpresa dela, todos contente da silva unidos na miséria, e como dizem por ai, onde come um comem dez, a fome não abalou este povo varonil acostumado a estas algurias à séculos. 

     Agora é pra valer pensa ela, e lança outra praga, violência nas cidades e estradas brasileiras, fica no aguardo e… nada a abalar este impávido povo, em matéria de violência no Brasil a morte da missa não sabe um terço. 

     Em sua desacerbada ira mortal, como estavam os brasileiros em meio a eleições presidenciais ela tetricamente da uma mãozinha a um tal candidato de nome celestial, mas que de celestial não tem nada, criaturaesta que fora de todas as prespectivas é eleito.

     Mas bem feito para a tal de morte, nada abala este povo já sofrido a anos pelos mandos e desmandos de muitos presidentes eleitos ou não, exemplos de alguns Sarneis e Colors.

     Assim a morte acaba sendo vencida por este povo surreal, e voltando a conversar com a vida lhe deixa a par do que aconteceu no Brasil; a vida da uma larga gargalhada e lhe fala que em algumas coisas o brasileiro anda sempre a frente, por exemplo, carnaval, futebol; no setor de procriar então, meninas com quinze anos já com um ou dois filhos nos braços,nestes fatores o brasileiro é mais rapido que um coelho; é mole ou quer mais? mas no tocante de certos atos,  digamos que tenha que praticar certo esforço fisico ou mental é mais lento que um cágado.

     Dizendo isso a vida despede-se da morte que,de queixo caido volta para seu descanso no submundo eterno ao lado de hades.

     Vou colocar algumas gotas de meu licor alucinógeno,só assim para aguentar tudo isso.

    Por favor não generalizei, falo de alguns é claro, por exemplo; tem muito brasileiro que foge desta regra.


*JORGE LUIS BORGES

GUAÍBA/BRASIL

2020/05





Nenhum comentário:

Postar um comentário