terça-feira, 22 de outubro de 2024

A PEDRA DE AETHORIA

A PEDRA DE AETHORIA


Gênero literário: Romance infanto-juvenil

Categoria: Ficção e fantasia.


Introdução 


Seus personagens vivem num mundo de fantasia rico e detalhado, com tema complexos e uma trama emocionante. 

O final é perfeito, com todos os personagens recebendo o que merecem.


-A relação entre Yorg e Yusi é de amor pleno.

-A relação entre Luix e Lyra é um ponto de tensão emocionante, que se resolve de forma feliz.

- A Pedra Mágica é um elemento poderoso, que pode trazer tanto bem quanto mal.

- A justiça é feita, com Festus recebendo sua punição merecida.

- O contraste entre o governo de Yorg e o de Festus é interessante, mostrando a importância da liderança justa.

-A diferença de pensar e de se relacionar com seu semelhante é totalmente diferente emtre pai e filho.

- O final é emocionante com a descoberta nas terras do rei de duas nascentes em uma montanha magica, uma emana leite e mel e a outra vinho, simboliza a abundância e a alegria.

- A destruição da Pedra Mágica simboliza a destruição do autoritarismo e o casamento de Yorg e Yusi simboliza a harmonia perfeita entre  povo e o poder.

-A estoria mostra que no mundo da fantasia o bem sempre vence o mal.

………………………………………..


A PEDRA DE AETHORIA 


O reino de Aethoria.


Há muito tempo atrás,muito tempo mesmo existia um reino chamado Aethoria governado por um jovem rei chamado yorg.

Para resumir nossa estória, este jovem era apaixonado por yusi uma jovem donzela de famíla muito apegada ao jovem rei.

Yusi tinha uma bela irmã chamada Lyra que nutria uma grande amizade pelo rei e convivia harmoniosamente com  todos no castelo do reino de Aethoria.


O ducado de Festus.


Próximo a Aethoria existia um pequeno ducado que era governado à mão de ferro por um ediondo sujeito chamado Festus, o sonho dele era  dominar o reino de Aethoria e de casar com  donzela que o rei  amava, tudo motivado por ciúmes, porém nunca conseguiu realizar estes desejos malignos.

Em primeiro lugar por não possuir o amor da donzela, em segundo lugar pela nobreza e coragem do jovem rei.


A pedra magica.


O cruel Festus vivia arquitetando planos malignos,até que certo dia descobre que no castelo de Yorg existia guardado a sete chaves uma pedra mágica que era de propriedade dos antepassados do jovem rei, se fosse  evocado o nome de alguém, a pessoa evocada caia em  sono profundo, não importava onde estivesse, e só acordaria se seu nome fosse evocado novamente.


O cruel plano de Festus.


Então o maligno põem o seu plano em ação  chegar a pedra,toca-la e evocar a maldição que ele pretendia na forma de vingança por não ser correspondido na sua paixão insana,sua ira estava totalmente voltada a jovem donzela .

Assim ficou noites e noites elaborando um plano para chegar a tal pedra mágica conhecida pelo nome de “pedra de Aethoria.”


Luix, o filho do duque.


O maligno duque tinha um filho, mas este não concordava com o modo de agir de seu pai, era um bom jovem, ao contrário do maligno duque, seu nome era Luix, este rapaz nutria um amor secreto pela irmã de yusi a jovem Lyra.

Sabedor disso o duque resolve como pretesto para executar seu plano maquiavélico levar o jovem apaixonado ao reino de Aethoria, com o intuito de chegar próximo a pedra de Aethoria.

Esta ida ao castelo do rei foi graças ao convite que o rei fez ao duque,motivado pela amizade de Lyra e Luix. 

“Que momento propício para a execução de meu plano”, pensa o duque.


A ida do duque a Aethoria. 


E assim o duque convence Luix e parte com uma grande comitiva ao reino de Aethoria,com presentes,muitos presentes para agradar o jovem rei.

Festus com este plano usa Luix pois ele sabe dos sentimentos do filho em relação a Lyra, irmã de Yusi.

Mas mal sabe ele que o filho não compartilha do odio dele em relação a Yorg e nem da paixão doentia do seu pai por Yusi.


Festus usa seu filho.


Mas Festus não tem escrúpulo e usa Luix como pretexto para chegar à pedra de Aethoria,e assim concretizar seu intento maligno, o de chegar bem proximo a pedra  toca-la para colocar Yusi num sono eterno e profundo.

Ele ruma a Aethoria,sempre falando com seus botões, (e seu casaco realmente tinha muitos botões),”eu não a tenho, ele também não a terá “e gargalhava.

E assim, Festus um vilão  sinistro, usa seu próprio filho para alcançar seus objetivos, pois sabe que indo com seu filho será bem recebido no Palácio do rei.

Ele sabe que a  pedra de Aethoria é um elemento mágico poderoso, e ele vai usa-la de qualquer maneira para realizar seu intento maligno.


Luix e Lyra.


Festus é um homem mau por natureza,ao contrário de seu filho, Luix que é um bom rapaz, sensível é apaixonado, sim apaixonado perdidamente pela jovem donzela, “Lyra, linda e sensível ”, pensa ele.

Lyra nunca percebeu os reais sentimentos de Luix e o tem apenas como amigo, esta e a relação de Lyra e Luix, mas esta relação entre os dois pode ser um obstáculo para a concretização  do plano maquiavélico de Festus.

Sabendor da visita, digamos que cordial de Festus e seu filho,( de Festus o jovem rei tinha ressalvas, mas de Luix ele nutria um sentimento de amizade) e, assim sabendor da visita ele prepara uma grande recepção ao duque e ao seu filho.


As diferença de governar do rei e do duque.


Como todos sabemos,o rei é muito amado por seus suditos e governa seu reino com equidade, bem ao contrario do duque, seu vizinho, que é um governante odiado por seus súditos, suditos estes que nutrem um especial carinho por Luix.

No reino de Aethoria o rei ouve com equidade a voz do povo, enquanto que o duque, além de explorar seus vassalos,os condena a uma vida degradante.


O anuncio do casamento entre Yorg e yusi


Voltamos a Aethoria, lá a alegria impera, devido ao anúncio oficial do casamento dele com sua amada, toda população de Aethoria sabedora desta notícia aplaude com alegria em frente ao passo real, motivo de alegria ao rei e sua futura esposa.

E foi isso que deixou o despeitado duque ardendo de odio, tanto do rei, e muito mais pela futura rainha de Aethoria “e esta núpcias jamais será realizada”, assim pensa ele. 


A chegada do duque no reino de Aethoria.


O duque prepara uma grande comitiva com carruagens carregadas de presentes. (ouro e especiarias, além de perfumes finissimos) à noiva ro rei, tudo isso tentando agradar aos noivos, ledo engano pois o rei já conhecia a sua fama de homem odioso e cruel.

Chegando no reino o duque é recebido com honras militares,coisa que ele não merecia, "Ainda se fosse seu filho", pensa o rei.


A festa no castelo e o inicio do namoro entre Luix e Lyra 


Existem certos males que são para o bem, com a chegada de Festus levando seu filho aos festejos do reino isso faz acontecer uma fato agradavel na relação entre Luix e Lyra. 

Todos participam de uma grande festa no salão do castelo onde além da recepção seria anunciado o casamento de Yorg.

No decorrer dos festejos acontece uma grande reviravolta, pois Luix e Lyra acabam bailando alegremente e para a surpresa de todos, proclamam o início de um namoro que parecia pouco provável.

Alegria geral de todos no castelo. 



A maldição é evocada, Yusi dorme profundamente.


Enquanto isso o maléfico duque suborna um dos homens da guarda do rei e pé por pé chega a onde estava a pedra de Aethoria e evoca o nome de Yusi, que estava em alegre dança com o rei e que cai num sono inexplicável e profundo. 

Neste momento toda a magia e alegria da festa acaba, tristeza geral, e a futura esposa do rei é colocada as pressas em uma cama do quarto real.


A fuga de Festus 


O maligno duque sai furtivamente da sala onde esta a pedra, porém o filho o vê saindo as espreitas do lugar e conclui que teria sido coisas de seu pai, pergunta daqui, pergunta dali ele acaba sabendo que na sala existia essa tal pedra mágica, e enquanto seu pai parte apressadamente a seu ducado ele relata a Lyra suas suspeitas, ela então fala a Yorg que acaba sabendo ou deduzindo ser ato do malfadado Festus.



Yusi acorda e Festus cai em sono profundo.


Ele rapidamente vai a sala e evoca o nome de Yusi, e ela como em um passe de mágica acorda do pesado sonho, eles se abraçam e se brijam apaixonadamente logo depois o rei  evoca o nome do malvado Festus, e o duque que estava alegremente comemorando seu nefasto ato, regado a vinho e carne de cordeiro,tudo as custas de pesados tributos pagos por seus suditos,repentinamente cai sobre a mesa em um sono profundo.



Troca de governante no ducado.


Alguns emissários do duque, sem disfarçarem a repentina alegria vão a Aethoria comunicar ao jovem Luix oque sucedeu ao seu pai, Luix então conversa rapidamente com Yorg e parte para o ducado, pasmem! levando com ele a sua futura esposa, Lyra.

Lá chegando providencia um amplo quarto onde seu pai descansaria, mal sabendo ele que seria um sono sem sonhos e sem jamais acordar. 

Depois de tudo ser feito, Luix comunica a seus suditos que seria ele agora o governante do ducado.

Alegria total do oprimido povo do ducado, vendo a luz da esperança e justiça surgir agora no horizonte depois de anos de opressão. 


O casamento de Luix e Lyra 


Luix então aproveitando  que todo o povo estava reunido em frente a seu palacio,faz um  pronunciamento oficializando seu casamento com Lyra.

E o povo quase que simultaneamente inicia um grande festejo popular, para a alegria do duque e da futura duquesa. 

E assim o ducado agora e governado por Luix com justiça e equidade, ele e Lyra vivem felizes para sempre.

E o famigerado Festus? Este dorme seu sono também para sempre.


E no reino de Aethoria?


Lá  também tudo e festa, tudo é alegria,o casamento de Yorg e Yusi e realizado em meio a uma grande festa de sete dias em que todos os súditos são convidados.

E assim, após o casanento, festejos por todo o reino e a uma grandiosa lua de mel, logo após todas estas festividades o rei e a rainha resolvem se desfazerem da pedra mágica.

Elaboram um meticuloso plano, levar a pedra aos confins do reino.


O fim da pedra magica, descoberta de duas nascentesda prosperidade.


 O rei convoca sua guarda e juntamente com a rainha partem a um longínquo bosque encantado nos confins do reino,onde tem um rio secreto que desagua suas aguas encantadas nas nuvens que levitam mansamente, sobre uma grande montanha mágica.

Oque o rei não sabia era que possuia duas misteriosas nascentes que emanavam leite e mel e a outra vinho, em uma gruta que era desconhecida por todos da região. 

Depois de dois dias de jornada  chegam ao rio, jogam a pedra magica que sobe aos céus de Aethoria, para nunca mais voltar.


Depois desta missão voltam ao castelo, e lá Yorg e Yusi vivem felizes para sempre. 


FIM


Jorge Luis Borges do Brasil 

Guaiba…10/2024





Nenhum comentário:

Postar um comentário