quinta-feira, 16 de maio de 2024

A GRANDE ENCHENTE

A GRANDE ENCHENTE DE 2024

Sábado, dia 04 de Maio

No primeiro dia as 10:00 hrs a água começou a subir ,rapidamente já tinha subido a minha calçada não deu tempo para tirar os carros da garagem nem mesmo a motocicleta ,apressadamente comecei a colocar algumas coisas em prateleiras mais altas na parte térrea de minha casa.

Algumas coisas de maior valor coloquei no primeiro andar.

As 12:00 a água já estava dentro de casa no térreo e continuando a subir até o anoitecer deste sábado.

No anoitecer deste sábado já estamos sem água, sem luz e sem sem sinal de Internet, consequentemente,sem telefonia móvel.

Hoje com certeza jantar a luz de velas, dormir com as galinhas,as 20:00 hrs já estamos recolhidos,na espera de um melhor amanhecer.

Domingo, dia 5 de Maio

No segundo dia,ao acordar pela manhã sem água e sem luz e também sem telefonia me deparo com a catástrofe, ao olhar de minha sacada vejo somente o teto de alguns carros com as ruas tomadas pela água,e completamente vazias; é um quadro surreal.

Em casa a água tinha subido até o sexto degrau de minha escada interna,no térreo tudo boiando, geladeira, freezer, máquina de lavar, um caos.

Meus carros com a água até o capo,moto embaixo d'água.

Parecia uma zona de guerra,helicópteros sobrevoando os céus da grande Porto Alegre,resgatando pessoas continuamente.

Aqui por perto somente eu,minha esposa e um visinho do lado.

Barcos, jet-ski, canoas passando a todo o instante em minha rua com os tripulantes nos oferecendo água, e nós da sacada fazendo o possível para suportar todo este pandemônio.

Segunda,dia 06 de Maio

Agora no terceiro dia a água estancou  em sua altura de pico,parando assim de subir,acredito que no térreo a água chegou a 1,30 cm sendo que minha casa é bem mais alto que o nível da rua,deve ser mais alto no mínimo uns 0,70 cm.

Meus carros estão com a água acima do capô,toda a carne que eu guardava no freezer está deteriorada,tenho para a alimentação diária arroz feijão, ovos, café e um pouco de pão, água potável muito pouco.

Na minha sacada estou acolhendo alguns cachorros e gatos da vizinhança, estou os Alimentando com aquela carne,que acabei não a consumindo,peguei o que pude e assei no fogão a gás, eles pelo menos estão se faltando de tanto comer carne, ração nada tenho por enquanto.

Terça feira, 07 de Maio

No quarto dia, a água começou A baixar lentamente,o alimento começou a escapar,pouca água, ainda sem água encanada, sem luz e sem sinal de telefone  isso desde sábado, não tenho notícias alguma, todo o bairro foi evacuado, e nós aqui,eu e a Suzi; helicópteros sobrevoando os céus, barcos navegando em nossas ruas,casas sendo arrombados por ai a fora, e nós aqui cuidando o pouco que sobrou,dormindo muito mal a noite, im calor anormal para a época e os mosquitos nos infernizando, temos que ter paciência  esperando voltar tudo ao normal.

Quarta feira,08 de Maio

Hoje é quinto dia da grande enchente, acordei as 6:30, depois de mais uma noite mal dormida,olhei da sacada, a água baixou consideravelmente aqui nos fundos,na parte da frente a rua ainda bem alagada, a parte de baixo da minha casa já sem água,  mas um verdadeiro caos,tudo derrubado,  a água  já baixou  e os carros já mostraram sua cara.

Nós aqui, sem banho algum,mal lavamos o rosto.

Pela manhã as 9:00 hrs resolvi ir de barco até as margens da BR 116, lá consegui uma carona e fui a um mercado a 10 km daqui comprar alguns itens necessários  como enlatados e similares.

Efetuei as compras necessárias,exagerei no peso das compras,e a volta não foi como eu imaginei, Caminhei uns 2 km carregando todo aquele peso,até um posto de gasolina as margens da BR e lá consegui uma carona com uma excelente pessoa,ela estava indo a um local oposto ao meu e ele voltou e me levou até o viaduto.

Eu na beira da rodovia cansei de pedir carona,eu parecia ser invisível para mim foi uma das piores decepções de minha vida.

Chegando no viaduto da Santa Rita consegui um bote que me levou até próximo a minha casa já era 12:30 hrs.

Na tarde deste quinto dia,depois de um bom almoço estou descansando com a Suzi,mas vou relaxar a tarde e jogar uma canastra.

As 14:00 hrs começou a chuva mas as águas estão baixando.

A noite está chegando, como hoje eu comprei boa noite e um aerossol para eliminar um pouco destes mosquitos, nem lembro quando foi a última vez que comprei boa noite.

Agora são 19:30 hrsbe nós deitado com as galinhas com certeza acordar também com elas, conseguimos sanar o problema destes demônios mirins.

Quinta feira,09 de Maio de 2024

Sexto dia, depois de uma boa noite de sono acordei as 6:30, da minha sacada vejo a rua sem água alguma e na rua da frente um filete de água escorre teimosamente ao meio fio.

Agora a pouco passou um caminhão, a rua já está transitável.

Por enquanto estamos ainda sem água potável, sem luz e sem sinal de telefone,estou ainda isolado e sem notícia alguma do que está acontecendo no resto do mundo,seis dias isolado fazem hoje.

Creio que o pior está passando,e hora de limpeza e reconstrução.

Sexta Feira, 10 de Maio de 2024

Neste sétimo dia de isolamento a água já baixou completamente, mas cai uma chuva interminável ,isso prejudica imensamente, pois o nível do Guaiba  que estava baixando começa a subir novamente,isso é muito ruim pois tem áreas ainda completamente alagada em Porto Alegre e região metropolitana.

Agorá são 14:00 hrs voltou água, luz e consequentemente sinal de Internet e telefonia, já é um grande avanço para sabar as dificuldades desta enchente.

Ainda estamos isolados em casa, limpado e carregado para a rua oque foi atingido pela água

Sábado, 11 de Maio de 2024

Neste oitavo dia  eu ainda estou de certa maneira ainda isolado ,pois não tenho um meio de locomoção, carro, carroça, ou bicicleta, ônibus circulando muito menos, a circulação para cidades vizinhas esta inviável, somente caminhões com ajuda humanitária, todo o comércio da Cohab/Santa Rita fechado, as consequências futuras tanto emocional ou financeira e inimaginável.

151 pessoas pereceram nesta grande enchente, fora os desaparecidos,o lago Guaiba está ainda muito cheio, 5.22 cm bem acima da cota,e está água terá que descer,escoar rumo ao sul do estado que é seu trajeto natural, então está longe de estas inundações cessarem ao longo da laguna dos Patos,

Com certeza,Barra,Tapes, Arambaré  S Lourenço, Pelotas e Rio Grande ainda vão sentir is efeitos negativos desta grande enchente,isso que ninguém fala das consequências do outro lado, em Mostardas , Bojuru,  Tavares, S José do Norte, e Palmares do Sul.

Agora é arregaçar as mangas e tocar o barco pra frente,hora de reconstruir e seja lá o que Deus quizer.