domingo, 6 de novembro de 2022

O MENINO QUE ROUBAVA LIVROS

   O MENINO QUE ROUBAVA LIVROS


   Era uma linda tarde de sol,talvez final de Dezembro, tenho está recordação pois era uma época em que os colégios começaram a dar férias a gurizada.

   Eu estava sentado em um banco da praça de uma pequena cidade do interior, praça está em frente a rodoviária,aguardava a saída de meu ônibus,estava de partida para a capital.

   Nisso vi um guri entrar numa pequena loja anexa a rodoviária,uma mistura de tabacaria com livraria;me chamou a atenção este menino,estava com chinelos de dedo,uma calça de brim de cor indefinida, pois de tão surrada não  dava para definir a sua cor, uma camiseta também surrada, e o que me chamou mais a atenção, embora fosse verão usava também um casaco, descobri depois o porquê.

   Fique lá sentado no banco e olhando para o menino, que olhava os livros e revistas um a um, enquanto que o dono da banca o olhava de soslaio, o vigiando talvez; nisso o guri sorrateiramente coloca um livro embaixo de seu casaco e, quando se dirigia a saída e barrado pelo dono do comércio, eu vendo que a situação iria ficar complicada para o menino me dirigi rapidamente ao local onde o guri constrangidamente levanta o braço e o livro cai a seus pés.

   Me dirigi ao homem e falei que ele estava comigo que isso era apenas uma brincadeira, peguei o livro do chão e nunca mais esqueci o seu título, "O terceiro milênio,uma odisseia ao espaço",uma leitura complexa para um menino daquela idade.

   Olhando a prateleira tinha mais um exemplar que tambem comprei, me dirigi ao caixa pagando os dois para livreiro confuso, e dando um ao menino que agradeceu e saiu rapidamente do local.

   Parti para a capital,algumas vezes voltei ao local e nunca mais vi o menino que roubava livros.


*Jorge Luis Borges

Guaíba…11/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário