quarta-feira, 30 de novembro de 2022

A ESTRELA PASSA

A ESTRELA PASSA


Estrelas passam bolidamente,

Vem novos dias amalucados;

Os velhos deixam suas sementes,

São novos sonhos desmiolados.


E eles chegam sempre depressa,

Riscando os céus do nosso agora;

Mas de repente o brilho cessa,

E bruscamente vamos embora.


…E o vento bate nestas vidraças,

Que enfeitam templos e catedrais;

São novos tempos, talvez de graça,

Guri peralta trazendo a paz.


…E a estrela passa no infinito,

Daqui eu vejo a sua luz;

Tanta saudade e em vão me agito,

Ouvindo as vozes que me seduz.


Os velhos me olham, são rabugentos,

Escrevem em livros suas memórias;

Expõem amiúde aos quatro ventos,

Suas virtudes e suas glórias.


Mas o destino, este momento,

Abre meus olhos, rasga o escuro;

Os dias escoam-se em meu pensamento,

Estão distante, não os procuro.


*Jorge Luis Borges

 Guaíba…11/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário