sábado, 15 de outubro de 2022

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO


É impressionante como a evolução das coisas transformam o ser humano.

Dizem  que nos primórdios da civilização o ser humano se comunicava através de sons de diversos instrumentos rudimentares, e outros muitos meios que desconhecemos,logo depois desenhando figuras rupestre em cavernas, logo depois gravando caracteres em pedras e  argilas.

Com a invenção da escrita, a forma de comunicação foi mais além, e com o passar do tempo inventaram o papiro e depois o papel; neste meio tempo foi criado uma forma da comunicação  ir ao encontro das pessoas através de cartas, e com isso inventou-se o correio; muitos anos depois Gutemberg inventou a sua fantástica máquina onde a imprensa avançou verticalmente.

Algum tempo depois foi inventado o telegrafo, e também o jornal,mas faltava ainda algo para a melhor comunicação e relação do ser humano.

Daí nos deparamos com a maravilhosa invenção de Granbell, o telefone, foi um estupendo avanço; de lá pra cá muita coisa mudou em 150 anos, o telefone tinha sua utilidade definida era para falar, apenas falar, mas era um passo bem a frente do telégrafo que tinha sua utilidade um pouco travada, ele servia somente para escrever.

O tempo foi passando e tantas outras invenções caíram no esquecimentos, mas neste meio tempo tivemos a invenção do cinema, do rádio e da televisão,  até que alguém inventou o fax, uma febre de grande utilidade, falávamos e escrevíamos; mas não parou por aí, tivemos o advento da internet, através do computador, mil e uma utilidade, porém pouca praticidade, como carregarmos aquela Parafernalha nas costas; moden, cpu, monitor, etc; impossível!

Veio o tal de not book, porém também com pouca praticidade, como carrega-lo ou carregar a sua bateria quando a mesma pedisse carga?

Mas a evolução não parou pois chegou o celular, ou tele-movel como queiram falar, primeiro um senhor tijolão, mas era para falar, talves enviar algumas mensagens, e olhe lá.

O celular foi evoluindo, evoluindo, até chegar aos parâmetros de hoje, ficou um bichinho muito inteligente, só falta falar.

Sim,repito; só falta falar, pois é usado para tanta coisa,raramente para falar; Conversar com o amigo, com a namorada, com a família ou coisa e tal.

Temos redes sociais para tudo, amizades virtuais aos milhares, um visinho teu que nunca olhou para a tua cara, nas redes sociais é um baita amigo; aquelas amantes virtuais que te transformam num scaramouche, um dom Juan virtual.

Nas redes sociais todo mundo tem uma vida maravilhosa, mas é aí que vem aquele Q retumbar em minha mente.

A gente está na rua e vê coisas que até Deus dúvida, adolescentes andando de bicicleta com fones nos ouvidos e celular na mão em pleno trânsito das grandes ou pequenas cidades, uma jovem dando curtidas no seu celular em lugares ermos e perigosos sem a noção que  pode ser assaltada e até estrupada, mas tem que dar sua curtida.

Vemos homens e mulheres dirigindo seu automóvel com o tele-móvel na mão dando curtidas e altas gargalhadas no viva voz, mil e um golpes aplicados em tantos incautos usuários das redes sociais, pessoas completamente viciadas e com pouca noção da utilidade deste aparelho inventado para o nosso bem estar, mas perdendo está função para o qual foi criado.

Este fenômeno social está beirando as raias do absurdo, e olhem meus amigos, isso é só o começo

O deus Celular, ou o deus tele-móvel está tomando conta do planeta terra, os mais antigos diziam que o perigo era o cinema, depois o rádio e a televisão, ledo engano, só foi trocado o nome para celular (tele-móvel).


*Jorge Luis Borges

Guaíba…RS…10/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário