sábado, 2 de outubro de 2021

MEUS DEZ ANOS DE IDADE


MEUS DEZ ANOS DE IDADE


Eu tenho tanta saudade,

Daqueles dias floridos;

Os meus dez anos de idade,

Lá no passado, escondido.


Um bom tempo que marcou,

A minha suave infância;

Hoje bem mais velho estou,

Mas lembro bem da estância.


A bela estancia de sonhos,

Eu leve, de alma tonta;

Fingindo instantes medonhos,

Num brincar de faz de conta.


Eu levitando em cavalos,

De paus, fingindo verdade;

O cantar do velho galo,

Ai meu Deus,Quanta saudade!


Ouvindo eu tantas histórias,

Num cantinho do sem fim;

Lá no fundo da memória,

Ai! Que saudade de mim.


Dez anos que eu tinha apenas,

Bem me lembro da escola;

A doce vida serena,

Eu e amigos a jogar bola.


A menina mais bonita,

Minha primeira namorada;

A paixão terna e bendita,

Hoje poeira na estrada.


O tempo passou depressa,

Meus cavalos, meus amigos;

E a saudade não cessa…

Até parece castigo.


Hoje sou de um tempo antigo,

Um tempo sem muita pressa;

Vivendo de bem comigo,

E a saudade recomeça…


Fecho os olhos e em outro plano,

Me vejo criança sim,

Correndo com meus dez anos,

Que estão dentro de mim.


*Jorge Luis Borges

 2021/10

 Guaíba (Rs) Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário