terça-feira, 5 de janeiro de 2021

UM CERTO DOUTOR SAULO



UM CERTO DOUTOR SAULO


São tantas as pessoas, 

Que já passaram por mim, 

Algumas em turbulentas tempestades, 

Outras em placidos jardins.


Algumas trouxeram trevas, Outras me ofertaram luzes, Algumas me ofereceram divans, Outras me ofertaram cruzes.


Foram tantas, tantas mesmo, Mal me lembro seus semblantes,

Algumas me ofertaram penas, Outras talves duros instantes.


Algumas pessoas me deram fel, Outras o mel da harmonia; Algumas sanaram  feridas, 

Outras só melancolia. 

 

Tantas pessoas que surgiram,

Iguais relâmpago no oriente, Chegaram e partiram velozes,

Algumas na cauda do vento.


Foram mendigos e senhores,

Outras jovens sorridentes, Algumas com pouca ambição,

Outras senhoras do tempo.


Mas tem uma que me tocou,

Me deu alento e conforto, 

Me lembrou o apóstolo Paulo,

Doutor da alma e do corpo. 


Este homem chama-se Saulo,

Lembro-me dele com carinho;

Ser humano incomparável,

Que cruzou o meu caminho.

 

Vi em seu terno semblante, 

A chama do amor cristão. 

Seus gestos tocaram minha alma, 

E também meu coração.


*JORGE LUIS BORGES

 2020/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário