quarta-feira, 16 de julho de 2025

A ILHA DO TESOURO



     A ILHA DO TESOURO 

     Esta é a história um jovem chamado Artur, que vivia numa vila de pescadores. 
     Era um rapaz muito pobre que morava com sua mãe que era viúva e que sobrevivia de costuras e com o que seu filho pescava.     
     Todos os dias, Artur enquanto jogava a rede na grande laguna que banhava sua vila ficava sonhando e imaginando grandes aventuras, da praia ele avistava uma ilha que talves ficasse a poucos quilômetros da costa, provavelmente no meio da laguna e se via lá em grandes aventuras.
     Certo dia após recolher sua rede com alguns peixes vê uma estranha garrafa, recolhe junto com os peixes, retira a rolha que a lacrava e descobre um papel já amarelado pelo tempo, abre-o e para seu espanto depara-se com um estranho mapa, que minuciosamente descrevia o relevo daquela ilha objeto dos sonhos de aventura do rapaz. 
     Ele vê alguns caracteres esquisitos e uma trilha levando ao interior da ilha onde em um determinado local percebe uma marca de um x.
     Determinado ele resolve ir e desvendar o misterio da ilha e do mapa.
     Praticamente sem recurso algum inicia em segredo a construção de uma jangada, madeira por madeira toda amarrada com cipos, a vela monta com os retalhos das sobras das costuras de sua mãe.
     E assim o tempo foi passando, ele pescando para ajudar sua pobre mãe e nas horas vagas construindo a jangada.
     Finalmente chega o tão sonhado dia, ele se preparou com provisões, uma pá, um facão e muita determinação, sem falar nada a ninguém joga sua jangada nas aguas plácida da laguna.
     Ao chegar à ilha, descobre que é um lugar belíssimo, cheio de cavernas escondidas na mata e uma praia de areias brancas.
     No entanto, logo percebeu que estava sozinhos na ilha, embora sua flora e a fauna fossem abundante.
     Artur munido da pá, de seu facão e de muita boa vontade começa a explorar a ilha, tentando resolver o enigma do mapa e assim, superando alguns desafios ele adentra na ilha misteriosa para encontrar algo que nem sabia oque seria, esperava que sua aventura não fosse em vão. 
     Depois de muitas horas de busca, finalmente ele descobre o local da marca com o x, começa freneticamente a cavar sobre aquela enigmática marcação para após horas de exaustão descobrir um magnífico o tesouro: um baú cheio de moedas de ouro e pedras preciosas.
     Com o tesouro em mãos Artur retorna à vila, onde é recebido como herói. 
     A partir daquele dia a pequena vila de pescadores torna-se um lugar de muita fartura e abundância devido a generosidade do jovem rapaz.

     *Jorge Luis Borges do Brasil ® 
     Guaiba…06/2025




Nenhum comentário:

Postar um comentário