quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

MORTE SAUDÁVEL


     MORTE SAUDÁVEL 

     “A importância de encontrar um equilíbrio entre a saúde e a qualidade de vida.”


     Pedro Luiz era um sujeito que após seus 60 anos começou a se preocupar com a sua saúde, regularmente fazia suas visitas ao médico. 
   Numa de suas consultas o médico o aconselhou a largar o tabagismo, Pedro Luiz fumava um maço de cigarro por dia e imediatamente parou de fumar, sua esposa ficou exultante de alegria.
     E assim ele foi procedento, exames disso, exames daquilo, ele sempre seguindo as orientações medicas.
     Plaquetas, colesterol, glicose, Trigliceridios, enfim uma gama de exames, e ele sempre obediente as orientações do medico, parou de beber, parou de comer carnes gordas , largou massas, pães, arroz e o pior, quando descobriu que estava pré diabetico entrou em pânico e começou gradativamente a deixar de comer certos alimentos que ele adorava.
     “De diabete eu não morro”, assim dizia ele.
     Passado algum tempo, Pedro Luiz começou a definhar a olhos vistos, quase nada ele comia com medo de contrair diabete e consequentemente morrer por causa desta tal doença que para ele era algo impensável de pensar.
     Algum tempo depois talvez por estar desnutrido e sujeito a adquirir algumas doenças devido a sua fraqueza física ele acaba sendo hospitalizado acaba não voltando vivo do tal hospital. 
     No seu velório a viuva fala a todos que lá estavam que Pedro Luiz adorava viver, e que por isso jamais admitiria morrer de diabete, ele morreu disse ela por esbanjar saude.

     *Jorge Luis Borges do Brasil 
     Guaiba…02/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário