quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

FLECHAS INCENDIARIAS

FLECHAS INCENDIARIAS

Tome muito cuidado com as palavras que falas, todas elas voltam para você, as palavras que são flores voltam na forma de flores, as palavras que são flechas incendiarias voltam a você lhe fazendo um grandes estrago que pode ser irreversível.
Uma vez alguém latiu palavras horríveis me acusando disso e daquilo, coisas sem fundamento algum, fiquei calado pois não costumo revidar os latidos dos cães.  
Algumas pessoas presenciaram aquele dantesco absurdo, fui as barras do tribunal com estas testemunhas que a tudo presenciaram, e além da generosa indenização ele teve que se retratar publicanente.
Hoje passo por ele de cabeça erquida, enquanto ele baixa seu olhar diante de mim, eu não sou melhor que ninguém, por isso penso bem antes de falar, pois o que eu falar não terá mais conserto e sera flechas incendiárias atingindo meu coração. 

*J.L.Borges.do Brasil 
Guaiba…02/2025

A MORTE NOSSA COMPANHEIRA

A MORTE, NOSSA COMPANHEIRA 

A coisa mais certa que existe em nossa vida é que todos morreremos.
Eu me sinto insignificante perante esta verdade nua e crua, e penso cá com meus botões; por quê somos tão prepotentes se achando os melhores em tudo e acima de todos, os mais isso, os mais aquilo, os mais bem sucedidos, etc, etc; se daqui nada levamos, seremos apenas pó e mais nada e rapidamente seremos esquecidos como se nunca tivéssemos passado aqui neste planeta.
Vejam bem, ao morreremos nosso tão cultuado e cuidado corpo apodrecerá como o corpo de qualquer animal, irá feder e os vermes se alimentarão de nossa podre carne.
Por quê, pergunto novamente, e prá que sermos tão soberbos e prepotentes, oh! Pobre mortal.

*J.L.Borges.do Brasil 
Guaiba…02/2025

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

COTIDIANO N°10


COTIDIANO N°10

Acordar antes das cinco,
E dormir depois das dez;
Trabalhar com muito afinco, 
E saber que não tem vez.

Trabalhar e trabalhar,
Sem direito de lazer;
Os graudos a governar, 
Os miúdos a empobrecer.

Triste povo amuado,
Sem direito a sorrisos, 
Povo tolo e enganado  
Onde está teu paraiso?

A política e a religião, 
É o ópio deste povo;
Sem futuro e opinião, 
Começar tudo de novo…

*J.L.Borges do Brasil 
Guaiba…02/2025

BORDELINE


BORDELINE

Na borda da vida,
Encontrei este amor;
A flor da existência, 
Providência querida.

Senti o calor 
Desta experiência, 
Na vida sofrida,
Me dando o sabor.

Sabor do desejo,
De sempre amar,
Me afogar neste beijos,
Ardentes a queimar.

Sim queimar com volúpia, 
E com muita loucura,
Morrer sem amar,
E doença sem cura.

Na borda da vida, 
Devemos sem medo arriscar,
Algum recomeço, 
Ou quem sabe sonhar.

*Jorge Luis Borges do Brasil 
Guaiba…02/2025

sábado, 15 de fevereiro de 2025

CADÊ MINHA FERRARI ?


     CADÊ MINHA FERRARI?

     Certo dia estava eu andando na São José quando, pasmem, vi uma Ferrari, fiquei surpreso por ver aquele carro justamente em Guaíb, resolvi pela placa pesquisar seu valor, por mera curiosidade.
     Fiquei embasbacado com o valor, me sentindo um reles mortal perante aquela dantesca máquina que me levou da realidade ao surrealismo.
Um carro desse a R$ 3.500.000,00 um absurdo dos absurdos para a realidade do Brasil.
E dai fiquei pensando lá com meus botões (pior que tava de camiseta), tudo bem que o sujeito tenha grana a dá com o pau, mas me poupem, bem que ele poderia aplicar um pouco da sua “suada” grana em algum projeto social, sei lá e quem sabe adquirisse um carrinho básico, tipo um de R$ 750.000,00 tenho certeza que não chamaria a atenção, imagina o cara andando com esta nave nas ruas de São Paulo ou do Rio de Janeiro, com certeza para não ser assaltado, sequestrado ou até morto ele tera que andar com uns 20 seguranças e isso não é legal.
Eu mesmo tenho um corcel 78, nunca fui assaltado e nem sequestrado, viram como é bom ter um carro que não chama a atenção.

*Jorge Luis Borges do Brasil
Guaiba…02/2025

O PRISIONEIRO

O PRISIONEIRO 

Eu era livre,
Quando solteiro;
E ao me casar,
Tornei-me Prisioneiro. 

Prisioneiro de seu beijos, 
E também de seus abraços;
Mas longe de você  
Não me acho.

Ao tornar-me Prisioneiro, 
Tornei-me seu cativo;
Nesta forma envolvente,
Onde amar não tem perigo.

Eu era livre,
Ou talves pensava ser;
Nada me agradava,
Era fútil meu viver.

Mas certo dia a tarde,
De um abril primeiro;
Te encontrei minha bela,
E tornei-me prisioneiro. 

*J.L.Borges do Brasil 
Guaiba…02/2025

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

MORTE SAUDÁVEL


     MORTE SAUDÁVEL 

     “A importância de encontrar um equilíbrio entre a saúde e a qualidade de vida.”


     Pedro Luiz era um sujeito que após seus 60 anos começou a se preocupar com a sua saúde, regularmente fazia suas visitas ao médico. 
   Numa de suas consultas o médico o aconselhou a largar o tabagismo, Pedro Luiz fumava um maço de cigarro por dia e imediatamente parou de fumar, sua esposa ficou exultante de alegria.
     E assim ele foi procedento, exames disso, exames daquilo, ele sempre seguindo as orientações medicas.
     Plaquetas, colesterol, glicose, Trigliceridios, enfim uma gama de exames, e ele sempre obediente as orientações do medico, parou de beber, parou de comer carnes gordas , largou massas, pães, arroz e o pior, quando descobriu que estava pré diabetico entrou em pânico e começou gradativamente a deixar de comer certos alimentos que ele adorava.
     “De diabete eu não morro”, assim dizia ele.
     Passado algum tempo, Pedro Luiz começou a definhar a olhos vistos, quase nada ele comia com medo de contrair diabete e consequentemente morrer por causa desta tal doença que para ele era algo impensável de pensar.
     Algum tempo depois talvez por estar desnutrido e sujeito a adquirir algumas doenças devido a sua fraqueza física ele acaba sendo hospitalizado acaba não voltando vivo do tal hospital. 
     No seu velório a viuva fala a todos que lá estavam que Pedro Luiz adorava viver, e que por isso jamais admitiria morrer de diabete, ele morreu disse ela por esbanjar saude.

     *Jorge Luis Borges do Brasil 
     Guaiba…02/2025

O CHEIRO DA VIDA


     CHEIRO DE VIDA 
  
     “O cheiro é uma porta para a memória e para as emoções “

     Eu me lembro de como meu olfato era bom e apurado na minha infância, comecei a perceber este fenômeno com uns 5 ou 6 anos de idade, lembro bem que a noire eu cheirava sonhos e acordava com pesadelos, coisas de criança mesmo.
     Lá por volta de meus 10 a 12 anos eu sentia de longe o cheiro de bergamotas, maçãs e das laranjas que eu surrupiava nos pomares alheios , e também o cheiro dos bolinhos fritos que minha avó fazia em dias de chuva.
     Fui crescendo e lá pelos 15 anos eu sentia o cheiro da minha primeira namorada, um cheiro suave que exalava inocéncia, ah! como eu gostava de dela me aproximar só para cheirar seus longos cabelos cor da noite sem luar.
     Lá pelos meus 20 anos meu olfato foi evoluíndo e de longe quando eu via alguma garota, pelo cheiro dela eu sabia se ia ou não rolar algum sexo, eram cheiros vulgares quando era uma conquista facil, um cheiro insonso com mistura de perfumes baratos , não era um cheiro agradável, mas se fosse digamos uma moça donzela era um cheiro suave de rosas com margaridas ou coisa e tal, me afastava imediatamente.
     O tempo foi passando e meu olfato sempre atento aos cheiros a minha volta.
     Perceberam que não digo aroma, mas sim cheiro, aroma é para as pessoas digamos que mais delicadas, eu como nasci lá pras bandas de Camaquã digo cheiro mesmo.
     Mas voltemos ao tema, para não me desviar mais do assunto; meu olfato estava tão atento que de cara, só pelo cheiro, descobri na hora quando dancei com aquela jovem mulher em um baile de fim de semana, lá por volta de meus 30 anos, que ela seria a minha futura patroa, e bingo, esta comigo até agora.
     O tempo foi passando e foi evoluindo meu olfato, quanto eu tinha uns 40 anos, de cara pelo cheiro, descobria se um tal candidato era safado ou de boas intenções, por exemplo se o cara exalava cheiros de perfumes franceses misturados a notas novas de cem dolares, (vocês já sentiram o cheiro de uma nota de cem, eu já pois trabalhei algum tempo em uma casa de câmbio); voltando ao assunto, se o sujeito tinha este cheiro, saia logo de perto pois com este cheiro, o cara se eleito fosse com certeza seria um safado de marca maior, era dificil eu errar, porém se o sujeito tivesse aquele cheiro de suor misturado com o próprio suor, se eleito fosse seria alguém pelo menos esforçado, com este eu tinha um pouco mais de atenção, pois algo bom poderia sair dali.
     Meus cheiros além de evoluírem para o lado político partiram sei la por quê para o lado religioso, eu entrava em templos, catedrais, mesquitas, sinagogas só para sentir o cheiro, o quê me surpreende é que praticamente em todas eu sentia o mesmo cheiro, um cheiro sem bom aroma, sem bom odor, sem fragrância alguma, um cheiro repugnante de células molhadas de suor e sangue, é lógico que tinha algunas exceções, mas parei de fazer estas visitas estas espirituais pois estava me fazendo mal.
     Agora meu olfato está mais seletivo, procuro só sentir o cheiro que me agrade, por exemplo; cheiro do vento, sim do vento, porquê não? as narinas são minhas, cheiro oque eu quizer.
      Gosto muito de sentir também cheiro de terra molhada depois de uma suave chuva, o cheiro da maresia, o cheiro de amor, depois de um amor gostoso, o cheiro de felicidade, este é um cheiro agradável que me faz tão bem.
     Estou treinando agora meu olfato para sentir o cheiro da paz universal mesclado com a fraternidade , este tá dificil de sentir.

*Jorge Luis Borges do Brasil 
Guaiba …02/2025


terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

A BORBOLETA AZUL

A BORBOLETA AZUL 🦋 

A felicidade é uma delicada borboleta azul, ela vive intensamente nossos efemeros momentos de alegria, e por não ser eterna seu tempo a nosso lado é curto, assim como chega ela vai embora, cabe a nós a chamarmos de volta, mesmo sabendo que ela não ficará presa em nosso coração, devemos sempre deixar as portas de nosso coração abertas para quando ela quizer, poder ir embora, pois sabemos que ela voltará, pous seu retorno só depende de nós. 

*Jorge Luis Borges do Brasil 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

PALAVRAS DE SABEDORIA

PALAVRAS DE SABEDORIA

O quê é ruim deve ser evitado,
O quê é bom deve ser copiado.
Se você não sabe construir algo,
Então jamais o deve destruir,
Se você não consegue criar algo,
Pelo menos o tente conservar.

Não critique aquilo que você considera grotesco  
A beleza está nos olhos de quem a vê ,
E estes mesmos olhos mostram,
Se você é grotesco ou bonito,
Pois você é o reflexo deles.

Se voce por descuido cair,
Não espere alguém levanta-lo,
Levante-se você por meio de suas forças, 
Só assim você saberá o que é a vitória . 

Sua alma pode estar chovendo,
Mas procures sempre sorrir, 
Se não for com os lábios, 
Procure sorrir com os olhos,
Sempre comfiando em Deus 
Nosso pai eterno.

J.L.Borges.do Brasil 

domingo, 9 de fevereiro de 2025

DA PLANTAÇÃO A COLHEITA


DA PLANTAÇÃO A COLHEITA 

Pra te ajudar a plantar um roçado de milho não aparece ninguem, porém quando as espigas de milho estão graudas aparecem um monte de gente pra te pedir um cesto de espigas, quando não forem para roubar o teu roçado.
É assim que funciona neste mundo de aproveitadores querendo levar vantagem em tudo. 
A tempos eu abri meus olhos para a realidade e dei um basta a tudo isso,cada um que faça a sua própria cama para ter uma boa noite de sono,e que plante seus próprios sonhos para o seu amanhã ser um pouco melhor.
Sim faça isso, plante bem os seus sonhos, não esperes outros plantarem por você, plantes que sempre terás uma boa colheita . 

J.L.Borges.do Brasil 

VOCÊ


VOCÊ 

Eu hoje acordei pensando em você, 
Sonhei com você o resto da vida;
Se presto? Eu não sei,mas amo você, 
Você é a jóia mais rara e querida.

Ja fiz tantos versos falando em você,
Dizendo que o amor do mundo lhe dei;
Cansei de saudades no meu universo,
Por isso te peço, deixa o amor que sonhei.

Sonhei tanto amor que quase morri,
Quando não lhe vi aqui a meu lado;
E hoje acordado doído estremeço. 

Não com a paixão de um tresloucado, 
Mas de um homem enamorado,
Pois te amar não tem preço.

*J.L Borges do Brasil 
Guaiba…01/2025

FURRY

FURRY

Não sei se sou uma doninha,
Não sei se sou um peixe;
Mas por favor, me deixe, 
Tu és minha tua erva daninha.

Tentei ser um beija flor,
Mas reneguei meu eu animal;
Somente para viver em paz, 
Bem longe da minha dor.

Agoro sou um condor, 
Viajanto solitariamente;
Além desta conturbada mente,
Que vive sem teu amor.

Aquele amor cor de rosa,
Que enfeitava meus jardins,
Hoje, tadinho de mim,
Reneguei minhas raposas.

*J.L Borges do Brasil