CHEIRO DE VIDA
“O cheiro é uma porta para a memória e para as emoções “
Eu me lembro de como meu olfato era bom e apurado na minha infância, comecei a perceber este fenômeno com uns 5 ou 6 anos de idade, lembro bem que a noire eu cheirava sonhos e acordava com pesadelos, coisas de criança mesmo.
Lá por volta de meus 10 a 12 anos eu sentia de longe o cheiro de bergamotas, maçãs e das laranjas que eu surrupiava nos pomares alheios , e também o cheiro dos bolinhos fritos que minha avó fazia em dias de chuva.
Fui crescendo e lá pelos 15 anos eu sentia o cheiro da minha primeira namorada, um cheiro suave que exalava inocéncia, ah! como eu gostava de dela me aproximar só para cheirar seus longos cabelos cor da noite sem luar.
Lá pelos meus 20 anos meu olfato foi evoluíndo e de longe quando eu via alguma garota, pelo cheiro dela eu sabia se ia ou não rolar algum sexo, eram cheiros vulgares quando era uma conquista facil, um cheiro insonso com mistura de perfumes baratos , não era um cheiro agradável, mas se fosse digamos uma moça donzela era um cheiro suave de rosas com margaridas ou coisa e tal, me afastava imediatamente.
O tempo foi passando e meu olfato sempre atento aos cheiros a minha volta.
Perceberam que não digo aroma, mas sim cheiro, aroma é para as pessoas digamos que mais delicadas, eu como nasci lá pras bandas de Camaquã digo cheiro mesmo.
Mas voltemos ao tema, para não me desviar mais do assunto; meu olfato estava tão atento que de cara, só pelo cheiro, descobri na hora quando dancei com aquela jovem mulher em um baile de fim de semana, lá por volta de meus 30 anos, que ela seria a minha futura patroa, e bingo, esta comigo até agora.
O tempo foi passando e foi evoluindo meu olfato, quanto eu tinha uns 40 anos, de cara pelo cheiro, descobria se um tal candidato era safado ou de boas intenções, por exemplo se o cara exalava cheiros de perfumes franceses misturados a notas novas de cem dolares, (vocês já sentiram o cheiro de uma nota de cem, eu já pois trabalhei algum tempo em uma casa de câmbio); voltando ao assunto, se o sujeito tinha este cheiro, saia logo de perto pois com este cheiro, o cara se eleito fosse com certeza seria um safado de marca maior, era dificil eu errar, porém se o sujeito tivesse aquele cheiro de suor misturado com o próprio suor, se eleito fosse seria alguém pelo menos esforçado, com este eu tinha um pouco mais de atenção, pois algo bom poderia sair dali.
Meus cheiros além de evoluírem para o lado político partiram sei la por quê para o lado religioso, eu entrava em templos, catedrais, mesquitas, sinagogas só para sentir o cheiro, o quê me surpreende é que praticamente em todas eu sentia o mesmo cheiro, um cheiro sem bom aroma, sem bom odor, sem fragrância alguma, um cheiro repugnante de células molhadas de suor e sangue, é lógico que tinha algunas exceções, mas parei de fazer estas visitas estas espirituais pois estava me fazendo mal.
Agora meu olfato está mais seletivo, procuro só sentir o cheiro que me agrade, por exemplo; cheiro do vento, sim do vento, porquê não? as narinas são minhas, cheiro oque eu quizer.
Gosto muito de sentir também cheiro de terra molhada depois de uma suave chuva, o cheiro da maresia, o cheiro de amor, depois de um amor gostoso, o cheiro de felicidade, este é um cheiro agradável que me faz tão bem.
Estou treinando agora meu olfato para sentir o cheiro da paz universal mesclado com a fraternidade , este tá dificil de sentir.
*Jorge Luis Borges do Brasil
Guaiba …02/2025