quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O SOBREVIVENTE

   O SOBREVIVENTE


   Eu nasci 66 anos depois da última grande guerra  e confesso que tantos fatos no decorrer da história eu desconhecia,porém num certo dia eu vi rabiscado em uma grande caverna fatos acontecidos no passado,fatos estes que eu ignorava por completo.

   A construção das grandes pirâmides do Egito, por exemplo; a  passagem de Moisés cruzando  o mar vermelho.

   O fato marcante da crucificação de um grande homem chamade de Jesus Cristo e a sua ressuscitação no terceiro dia.

    A saga dos  Mongóis a conquistarem a China e  sangrenta construção da grande muralha da China.

   Ignorava a historia da destruição de Jerusalém a dispersão dos judeus,além da destruição de Pompeia e Herculano pela erupção do Vesúvio.

   Nunca tinha ouvido falar sobre a queda do Império romano ,nem sabia de sua existência  e nem do declínio das cidades na idade das trevas.

   Nos rabiscos da caverna fui saber sobre a tomada da Bastilha, e dos grandes consilhos papais.

   Fui saber da famigerada história dos negros  levados da África para o novo mundo, acorrentados em porões imundos de navios,e da prática de ediondos genocídios dos europeus contra os índios das Américas. 

   Me deparei com relatos sangrentos sobre as duas guerras mundiais , sobre a viagem do homem a lua e sobre a destruição da floresta Amazônica, e da poluição  de seus rios por mercúrio devido a ganância humana, além  da continua exploração dos menos favorecidos. 

   E  agora eu aqui,vejo nas nebulosas paredes do tempo tantos outros rabiscos relatando fatos histórico que me era desconhecido,e que me foi escondido por tanto tempo.

   E agora eu nesta solidão nuclear tento ser mais um sobrevivente tentando continuar a nossa história. 


   *Jorge Luis Borges 

   Guaiba…07/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário