terça-feira, 30 de abril de 2024

A COLHEITA

     A COLHEITA 


     Quem planta flores, flores colherá; quem planta espinho,espinho colherá; ninguém pode plantar pedras, e esperar colher frutos.

     “Li uma passagem bíblica falando de uma plantação em meio a pedras, o plantador esperou fazer uma boa colheita,porém a planta não criou raiz; foi inútil a plantação, mas valeu a lição.

     Outro semeou sua semente em meio a espinhos, a planta nasceu, porém os espinhos em maiores quantidades sufocaram e toda a plantação não vingou.

     Teve outro as plantou a semente na areia, as sementes foram jogadas fora pois mal brotaram e morreram.

     O mais prudente plantou as suas sementes em terra boa; preparou a terra, a adubou, a regou e  colheu belos grãos em grande quantidade.”

     Alguém um dia reclamou para mim que plantava roseiras e só colhia espinhos pois seu roseiral não vingava, perguntei a ele se ele esperava desabrocharem as flores para as colher, ficou calado e nada respondeu.

     É por isso que afirmo, tudo tem o seu devido tempo de plantar e de colher; primeiro escolhendo a boa terra, a preparando caprichosamente antes da semeadura, e enfim planta-lá nesta boa terra; plantar trigo para colher trigo, plantar o arroz para colher arroz.

     Sempre semeando boas sementes ao longo da vida você colherá bons frutos em seu devido tempo.


*J.L.BORGES 

Guaiba,04/2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário