quarta-feira, 27 de março de 2019

EXÍLIO A CAMAQUÃ


EXÍLIO A CAMAQUÃ

Estou longe de você,

Camaquã, cidade amada;

Mas em sonhos eu  vejo,

A minha rua estrelada.

Ai passei toda a infância,

Meus sonhos e madrigais;

Gostava dos arvoredos,

Onde tinha laranjais.

Meu colégio, a escolinha,

Que tanto me ensinou;

Meu amor, a deusa minha,

Que um dia por mim chorou.

A igreja da matriz,

A minha linda capelinha;

A professora bondosa,

A doce fada madrinha.

O lindo rio Camaquã,

O suave arroio Duro;

Quero voltar pra minha terra,

Por mim, por você, te  juro.

Tudo que tenho na vida,

Está ai em Camaquã;

Meu passado, meu presente,

E meu incerto amanhã.

Um dia eu irei voltar,

Eu tenho plena certeza;

Aqui sei que não é vida,

É solidão, mágoa e tristeza.

Em Camaquã  tive amor,

Amava o sol, o luar;

Me deitava na varanda,

Onde podia sonhar.

Bela terra cativante,

Meu paraíso, meu lar;

Quando estou em Camaquã,

Ilumina o meu olhar.

Sonho tanto com o dia,

Aos braços dela voltar.

Quero rever meus amigos

E a felicidade  saudar.

Esta canção da tristeza,

Tambem me alegra, eu sei;

Não consigo esquecer,

A terra em que me criei.

                                *J.L.BORGES







Nenhum comentário:

Postar um comentário