UM HOMEM CHAMADO TU
Numa manhã linda e faceira,
Na ilha de Fu-man-xú;
Nasceu um belo mancebo,
Que foi chamado de Tú.
Tornou-se lindo menino,
Brincava aqui, acolá;
Quis assim o bom destino,
Do Tú a todos gostar.
Tornou-se um homem forte,
E no quartel se alistou;
Apenas quis ser recruta,
Pois do cabo não gostou.
Porem uma guerra cruel,
Terminou com a boa paz;
E num fatídico dia,
Atacaram o Tú por trás.
Tantos homens inimigos,
Invadiram Fu-man-xú;
E sem dó nem piedade,
Enfiaram um pau no Tú.
Mas o jovem era valente,
Não se assustou com o rebú;
Aqueles cruéis algozes,
Que cravaram o pau no Tú.
Mas numa tarde derradeira,
Na ilha de Fu-man-xú;
Uma bala traiçoeira,
Acertou o olho do Tú.
O soldado foi enterrado,
Como um homem desconhecido;
Escreveram em sua lápide apenas,
Aqui jaz um Tú amigo.
*J.L.BORGES
Nenhum comentário:
Postar um comentário